top of page

Preciso de psicoterapia?

  • Ana Mafalda Ferreira
  • 16 de jun.
  • 3 min de leitura

Como saber se preciso de terapia?
Aquele momento em que pensas, será que consigo lidar com isto ainda? Como saber se preciso de terapia ou se consigo, ainda lidar com isto, com os recursos que tenho?

Há uma pergunta que oiço com frequência: "Será que preciso de ajuda?"

Se estás a perguntar, é provável que sim.

O que é psicoterapia?

A psicoterapia com um psicólogo clínico é um processo profissional estruturado onde um psicólogo facilita a compreensão de pensamentos, emoções e comportamentos. Através de sessões regulares, com o intuito de identificar padrões que causam sofrimento ou dificuldades, para promover mudanças que melhorem o bem-estar emocional e a qualidade de vida.

Não é apenas falar — é um trabalho ativo para enfrentar problemas e desenvolver estratégias eficazes para lidar com desafios pessoais. Isto é importante saber, quando te colocas a questão de "se preciso de psicoterapia?"


Mas vamos focar no mais importante. Procurar apoio psicológico não é o primeiro passo.

É o passo que se pode dar depois de quando já se tentou ajustar, adaptar, racionalizar, ignorar — e nada mudou.


Se estás a pensar se já chegou a hora de ir ao psicólogo, aqui está o que precisas de saber:


1. Já sentes isto há mais de 6 meses?

Se sentes ansiedade, tristeza, irritação ou cansaço que não passam há mais de meio ano e isso está a atrapalhar a tua vida (no trabalho, em casa ou com amigos), é sinal que precisas de ajuda.

Não precisas estar “no fundo do poço” para procurar terapia. Se não estás bem, já é motivo suficiente para avançar.


2. Tens condições para fazer terapia?

Pensa, no teu contexto, no teu dia-a-dia. Tens um trabalho full-time (se depois de terminar o dia consegues não só ter tempo para a consulta em si, mas criar tempo para reflectir e implementar mudanças que pensaste em consulta).

Onde encontrar um psicólogo, é importante. Como encontrar um que responda as tuas necessidades, é vital. Se não sabes onde começar a procura, experimenta: Directório de psicólogos/as da OPP ou no PsicoMatch que democratizam a procura de psicólogos credenciados. Estas referências são algumas alternativas para acesso mais fácil.

Como está ou como é a tua rede de apoio - família, amigo que realmente te dê suporte, mesmo que não seja perfeito. Tenta assegurar, estes pontos, de uma forma que não te sobrecarregue e que permita mudanças, por vezes, necessárias. Será importante para que possas usufruir da psicoterapia com qualidade.


3. Estás mesmo disposto(a) a mudar?

A terapia não é só para desabafar. Há sessões em que é necessário enfrentar problemas, mudar hábitos, para que te possas sentir melhor a longo prazo, no entanto, não estarás sozinho. O profissional de saúde mental será fundamental para que usufruas de um lugar seguro e confortável para esses momentos. Tornar o desconfortável, tolerável.

Só querer aliviar no momento, é válido, mas talvez a psicoterapia pode não ser o melhor caminho por agora.


Antes de começares, podes fazer o seguinte:

I - Escreve o que sentes todos os dias;

II - Mantém uma rotina simples: dormir, comer e fazer exercício;

III - Pensa na tua saúde física, como tem estado, revê com o teu médico (não é a causa, mas a saúde física têm influência na saúde mental);

IV - Fala com alguém de confiança, mesmo que seja pouco tempo.


Resumo

Se te sentes "mal" há mais de 6 meses, isso está a atrapalhar a tua vida e tens tempo, possibilidade e vontade para mudar, procura um psicólogo.

Não adies o que pode melhorar a tua vida.


Um Abraço

Ana Mafalda Ferreira

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page