Preciso de psicoterapia?
- Ana Mafalda Ferreira
- 16 de jun.
- 3 min de leitura

Há uma pergunta que oiço com frequência: "Será que preciso de ajuda?"
Se estás a perguntar, é provável que sim.
O que é psicoterapia?
A psicoterapia com um psicólogo clínico é um processo profissional estruturado onde um psicólogo facilita a compreensão de pensamentos, emoções e comportamentos. Através de sessões regulares, com o intuito de identificar padrões que causam sofrimento ou dificuldades, para promover mudanças que melhorem o bem-estar emocional e a qualidade de vida.
Não é apenas falar — é um trabalho ativo para enfrentar problemas e desenvolver estratégias eficazes para lidar com desafios pessoais. Isto é importante saber, quando te colocas a questão de "se preciso de psicoterapia?"
Mas vamos focar no mais importante. Procurar apoio psicológico não é o primeiro passo.
É o passo que se pode dar depois de quando já se tentou ajustar, adaptar, racionalizar, ignorar — e nada mudou.
Se estás a pensar se já chegou a hora de ir ao psicólogo, aqui está o que precisas de saber:
1. Já sentes isto há mais de 6 meses?
Se sentes ansiedade, tristeza, irritação ou cansaço que não passam há mais de meio ano e isso está a atrapalhar a tua vida (no trabalho, em casa ou com amigos), é sinal que precisas de ajuda.
Não precisas estar “no fundo do poço” para procurar terapia. Se não estás bem, já é motivo suficiente para avançar.
2. Tens condições para fazer terapia?
Pensa, no teu contexto, no teu dia-a-dia. Tens um trabalho full-time (se depois de terminar o dia consegues não só ter tempo para a consulta em si, mas criar tempo para reflectir e implementar mudanças que pensaste em consulta).
Onde encontrar um psicólogo, é importante. Como encontrar um que responda as tuas necessidades, é vital. Se não sabes onde começar a procura, experimenta: Directório de psicólogos/as da OPP ou no PsicoMatch que democratizam a procura de psicólogos credenciados. Estas referências são algumas alternativas para acesso mais fácil.
Como está ou como é a tua rede de apoio - família, amigo que realmente te dê suporte, mesmo que não seja perfeito. Tenta assegurar, estes pontos, de uma forma que não te sobrecarregue e que permita mudanças, por vezes, necessárias. Será importante para que possas usufruir da psicoterapia com qualidade.
3. Estás mesmo disposto(a) a mudar?
A terapia não é só para desabafar. Há sessões em que é necessário enfrentar problemas, mudar hábitos, para que te possas sentir melhor a longo prazo, no entanto, não estarás sozinho. O profissional de saúde mental será fundamental para que usufruas de um lugar seguro e confortável para esses momentos. Tornar o desconfortável, tolerável.
Só querer aliviar no momento, é válido, mas talvez a psicoterapia pode não ser o melhor caminho por agora.
Antes de começares, podes fazer o seguinte:
I - Escreve o que sentes todos os dias;
II - Mantém uma rotina simples: dormir, comer e fazer exercício;
III - Pensa na tua saúde física, como tem estado, revê com o teu médico (não é a causa, mas a saúde física têm influência na saúde mental);
IV - Fala com alguém de confiança, mesmo que seja pouco tempo.
Resumo
Se te sentes "mal" há mais de 6 meses, isso está a atrapalhar a tua vida e tens tempo, possibilidade e vontade para mudar, procura um psicólogo.
Não adies o que pode melhorar a tua vida.
Um Abraço
Ana Mafalda Ferreira
Comentários