O que esperar de uma primeira consulta?


O que esperar de uma primeira consulta?

Entre o momento em que decidimos marcar uma consulta e o dia da primeira sessão… muita coisa pode acontecer.

Pode não acontecer nada, podemos até esquecer o assunto. Ou então pode surgir aquele pensamento: ainda bem que agendei. Porque, sem te aperceberes, já estás a fazer algo diferente.

Normalmente, já trazes uma mochila cheia. Histórias, eventos, feridas. Coisas por dizer. Ou uma dificuldade em pôr em palavras o que tens vivido há demasiado tempo.

E é normal sentires algum peso ou incerteza. Mas não te aflijas: quem te vai receber sabe o que perguntar, sabe o que esperar. Não há respostas certas. Nem erradas. Há o que tu trazes e isso é suficiente.

O mais importante é que sintas que é um espaço onde podes estar. Estar mesmo. Sem julgamento, com ética e respeito por tudo o que carregas.

O percurso é teu. O que podes esperar de uma primeira consulta é seres acolhido como tu és e com o que trazes. Tu decides o que faz sentido e terás sempre a palavra final. Mas não estarás sozinho/a: o trabalho do terapeuta é pensar contigo. É trazer perguntas, hipóteses, caminhos que talvez ainda não viste. Para cuidar da tua saúde emocional com responsabilidade e direção. 

Sabe que vamos perguntar o que tem causado dor. Vamos querer saber a história dessa dor, mapear contigo quando ela acontece. Mas também vamos querer saber como é a tua rotina, o teu dia a dia, como está o teu sono, apetite e exercício físico. 

Se vieres em casal, lembra-te: o “cliente” é a relação. Nem tu, nem a outra pessoa. O foco estará na forma como se ligam, nos padrões que se repetem, na saúde do vínculo que partilham.

As sessões nem sempre são leves. Nem sempre são pesadas.

Não são mágicas, mas raramente são neutras.

É natural ter dúvidas. Não saber o que dizer. Sentir-se estranho. Nunca é “a mais” e nunca será “de menos”.

Se vieres, que seja com curiosidade.


Com abertura e espírito crítico sobre o que precisas e para o que vens.


Porque esse pode ser o primeiro passo de um caminho que, sim, faremos juntos/as.

Se fizer sentido para ti, estou por aqui.

Até já,

Ana Mafalda Ferreira